sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Utilidade Pública: PROJOVEM

Projovem prorroga prazo de inscrição, lança site e consegue vagas de emprego aos formadosTexto: Isabela Meleiro

O Projovem Trabalhador – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que oferece, gratuitamente, 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional, tem três novidades. As inscrições foram prorrogadas para até o dia 10 de agosto e podem ser feitas também pela internet, no site www.projovemsp.com.br. Além disso, os alunos contarão com mais um incentivo: poderão sair da capacitação com emprego garantido. São cinco mil vagas de emprego na área de telemática (ligada à computação e telecomunicação), três mil em administração e dois mil no setor de alimentação. O início das aulas está programado para dia 23 de agosto.

O Projovem é uma parceria entre a Semdet – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho. O objetivo é preparar e inserir jovens no mercado de trabalho, contribuir para o reconhecimento e a valorização dos direitos humanos, reduzir desigualdades e ampliar atendimento aos excluídos da escola e da formação profissional.

Na área de telemática, os cursos darão formação de operador de telemarketing, operador de microcomputador, assistente de vendas e helpdesk. Em administração, a capacitação será para auxiliar de escritório, arquivista, office boy/girl e almoxarife. E no setor de alimentação, para atendente de lanchonete/chapista, cozinheiro auxiliar e repositor de mercadorias.

Os cursos terão duração de seis meses, com uma carga horária total de 350 horas, sendo parte delas destinadas à qualificação social e parte à qualificação profissional. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite e terão início no dia 23 de agosto.

O aluno ainda contará com alguns benefícios durante o curso como: auxílio transporte, auxílio financeiro de R$ 600 divididos em seis parcelas de R$ 100, lanche, material didático (apostilas), kit escolar (mochila, cadernos, lápis e borracha) e duas camisetas.

O programa é destinado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos que estejam em situação de desemprego, residentes no município de São Paulo, sejam membros de famílias com renda mensal de até um salário mínimo por pessoa e que estejam cursando ou tenham concluído ensino fundamental ou médio.

As listas dos alunos selecionados serão publicadas nos sites da Semdet (www.prefeitura.sp.gov.br) e do Projovem Trabalhador (www.projovemsp.com.br), sendo a primeira no dia 18 de agosto, e a segunda, no dia 27 do mesmo mês. Os interessados ainda podem se cadastrar nos CATs – Centros de Apoio ao Trabalho, nas unidades Luz, Interlagos, Lapa, Itaquera e Santana.

Endereços:

- Zona Central / CAT Luz
Av. Prestes Maia, 913
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

- Zona Sul / CAT Interlagos
Av. Interlagos, 6.122
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

- Zona Oeste / CAT Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

- Zona Oeste / CAT Lapa
Rua Afonso Sardinha, 201
Horário de funcionamento 8h às 17h
Sábado das 7h às 13h

- Zona Norte / CAT Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

- Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento das 7h às 18h
Sábado das 7h às 13h

Nenhum comentário: