quarta-feira, 6 de abril de 2011

Despejo - Revolta - Onibus Incendiado e Pouca Informação

Esses foram os ingredientes para os moradores da Rua Giacomo Gozarelli no Bairro do Parque Bristol em São Paulo fossem noticia nos telejornais de hoje.

A alguns dias funcionarios da Prefeitura de São Paulo estão pixando as paredes dos moradores, com codigos em letras e numeros. O problema é que falta informação sobre esses codigos, e a pouca informação que chega aos populares vem de varias formas e versões.

Algumas das informações que chegaram:
  1. Os barracos de Madeira vão ser derrubados, e a prefeitura vai pagar aluguel durante 2 anos, depois cada um se vira.
  2. Todas as casas de madeira e alvenaria que estiverem a menos de 20 Mts do corrego vão ser retiradas. A prefeitura vai pagar 2 anos e meio de aluguel.
  3. Os moradores vão ser remanejados para apartamentos a serem construidos no antigo charcot, dizem que a prefeitura comprou o terreno e vai construir moradias.
A avenida dos Ourives que segundo dizem, esta localizada em terreno pertencente a ANTARTICA, vai deixar de ser acesso para a av do Cursino, e por isso toda a Favela do Parque Bristol e Jardim São Saverio vai ser desocupada. quem mora no bristol vai para apt no terreno do Charcot, e quem mora no saverio para apt construidos em terreno na av do Cursino.

Ninguem sade ao certo qual a finalidade dos codigos. E isso esta gerando medo e revolta nos moradores.
A vila da Paz existe a uns 20 anos, ali funcionava um lixão aonde carros e carros de lixo e entulhos eram despejados diariamente.
Lembro das 1° invasões, o pessoal limpando o terreno, batendo prego, serrando madeiras e fazendo dali o seu lar.

Hoje não ha mas que 3 casa que não seja de alvenaria. A maioria é sobrado, a maioria dos moradores são nordestinos. Pagam agua e Luz individualmente.

A desinformação, ou o mal planejamento da prefeitura fez com que alguns moradores incendiassem um onibus, colocasse fogo em moveis no meio da rua, derramassem lagrimas de desespero.

Creio que nossos representantes deveriam reunir este pessoal em local comunitario e os orientassem sobre os projetos de infra estrutura e os planejamentos para o local.
E assim tirassem as duvidas dos moradores que estão desesperados, revoltados e com medo do futuro.

Um comentário:

Vander disse...

Pouco antes dos moradores da favela Vila da Paz se revoltarem contra essa política de despejo colocado em prática por toda cidade de São Paulo, estava armado o circo nas dependências da capela Nossa Senhora da Moradia para a Sub-Prefeitura Coronel Verônica e o Vereador Domingos Dissei se promoverem e se gabarem das suspostas melhorias feitas em nossa região. Pura demagogia. Mas o povo da favela da Rua Memorial de Aires, exigiram em coro: queremos moradia digna. Vamos fazer uníssono contra essa política de limpeza dos mais pobres implantada pelo governo Kassab.