sexta-feira, 30 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Espalha Leitura no saco de lixo



O último sábado, 24/04, foi dia de salvar o que podia ser salvo dos cerca de 3.000 livros amontoados nos banheiros do Maloca Espaço Cultural.

A biblioteca comunitária foi desativada no final de 2008 depois que seus organizadores ( o grupo Poder e Revolução) receberam a notícia de que o local seria transformado em creche.

De creche, nem sinal. O que há no local é o que pode ser visto nessas fotos: sujeira, lembranças de graffitis, tristeza e livros amontoados.

Mais fotos no site do Viva Favela: http://www.vivafavela.com.br/imagens/espalha-leitura-no-saco-de-lixo

Hip Hop é Noiz.... não foi? Perdeu!

sábado, 17 de abril de 2010

As Ong´s não são assistencialistas, são neoliberais...

“Todas as ong´s concordam que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe, parecendo ignorar que, para quem está com fome, o importante mesmo é comer o peixe.”

O projeto neoliberal, no Brasil e no mundo, prega que os Estados devem abominar o assistencialismo, não devendo ser arrimo dos pobres. Ou seja, os Estados devem ser mínimos, no que toca à assistência social. Por isso os recursos que deveriam ser destinados a suprir as necessidades dos mais pobres e garantir-lhes a sobrevivência, são investidos em Ong´s cuja missão é ensinar aos pobres como resolverem sua própria situação.

A coisa acontece assim: A Ong recebe uma verba X do governo, ou de investidores particulares, e tem de repassá-la aos necessitados que atende. Mas o repasse não acontece de forma concreta, pois as instituições raramente entregam ao seu público alvo os produtos básicos para solução imediata de seus problemas também básicos. Isto é, ao invés de repassar, por exemplo, a um sujeito responsável por uma família de quatro pessoas, os mantimentos necessários para que sobrevivam por um período e, paralelamente, lhes fornecer capacitação profissional e passe livre para circular pela cidade, as ong´s costumam entregar somente a capacitação. Esta última costuma ser composta de palestras e mini cursos que, em geral, abordam conhecimentos que deveriam oferecer subsídios para que o trabalhador se organizasse financeiramente, mas que se mostram tão abstratos e ineficientes que mais parecem cursos de da auto ajuda.

Nem todas as ong´s são ineficientes no que concerne à formação dos sujeitos para “pescarem seu próprio peixe”, mas todas elas dizem, numa só voz, que é melhor aplicar recursos na capacitação de empreendedores, uma vez que sua simples distribuição faria com que as pessoas se tornassem acomodadas, acostumadas a receber sem trabalhar, as tornaria “mimadas”. Todas as ong´s concordam que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe, parecendo ignorar que, para quem está com fome, o importante mesmo é comer o peixe.

É necessário que percebamos de uma vez por todas que os verdadeiros mimados são os ricos, pois são os verdadeiros pais e filhos do Estado burguês. São eles os acostumados a receber e não a trabalhar, e as ong´s são neoliberais por que aceitam e propagam o Estado mínimo – uma vez que o Estado “máximo” seria assistencialista – daí as ong´s serem tão aceitas pelo poder público e empresários (e, estes últimos, são os verdadeiramente assistidos por políticas assistencialistas, políticas protecionistas, pelo “Estado máximo”).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Caminhada da Paz


Manifesto da 1ª Caminhada da Paz


Mãos que semeiam a esperança colhem a paz com base nessa afirmação  acreditamos que a educação deve ser a mais importante estratégia de política pública de uma Nação.

 Convencidos de que também  é responsabilidade da comunidade de chamar a atenção sobre uma das atitudes mais perigosas e destrutivas de nossa espécie, a violência crescente entre os seres humanos.  Mostramo-nos indignados com a ausência de políticas públicas que efetivem o direito à educação, saúde, moradia, lazer, cultura, esporte, geração de emprego e renda enfim, o DIREITO À VIDA.
Devemos, portanto, promover  o direito à educação, elevando-o ao mesmo nível do
direito à vida.

Devemos lutar por políticas públicas que incluam a educação como prioridade e não só pela alfabetização, pois ser alfabetizado não quer dizer saber ler, tem  que ser mais que isso,  precisamos saber ler o mundo.

Nós falamos de autonomia, responsabilidade e solidariedade, de como tudo passa pela educação e do valor da escola como centro de liderança. Estes são os três princípios que nortearão Vila Livieiro, Parque Bristol e Jardim São Savério rumo a um bairro cidadão participativo, um bairro que pode se transformar através da educação.

Mas nada disso adianta se a comunidade, poder público, escola e igreja, não estiverem presentes nesta luta, se os professores não forem além de suas salas de aula, se os líderes comunitários  não usarem a educação para transformarmos a sociedade, para que todos sejam indivíduos completos com acesso ao ensino superior, com a ausência da violência de toda e qualquer espécie, com mais investimento nas periferias.
Com a mobilização de toda a comunidade, podemos criar um movimento de exercício da cidadania, pois através da participação comunitária transformaremos, efetivamente, as comunidades em um BAIRRO CIDADÃO MAIS PARTICIPATIVO.
Por isso, convidados você e sua família para uma grande caminhada da paz, da nossa comunidade.

DIA: 28/05/2010
HORÁRIO: 13:00
LOCAL:  CONCENTRAÇÃO no E. E. ALVARO DE SOUZA LIMA – 
RUA MEMORIAL DE AIRES JARDIM SÃO SAVÉRIO.
LOCAL: CONCENTRAÇÃO NA RUA ARATIMBÓ COM A GIUSEPPE ARCIMBOLDO
(RUA SEM SAÍDA)

domingo, 11 de abril de 2010

Baú do Maloca

"Tributo ao Presidente" Comando DMC


O som do Grupo COMANDO DMC
Letra: TRIBUTO AO PRESIDENTE

Ouça ai no Bau do Maloca
Comando DMC foi e sempre sera um dos principais grupos de rap nacional.
Com suas letras inteligentes de protestos, auto valorização e auto astral..
Ano 1989 fez arregaço nos sons de Rua, Equipes e Principalmente em Diadema.
Saudades de Grand Master Di, Turbo e Eazy Jay