domingo, 17 de fevereiro de 2008

SAMBA DE RODA


Estilo musical

O samba de roda é um estilo musical tradicional afro-brasileiro, associado a uma dança que por sua vez está associada à capoeira.
É tocado por um conjunto de
pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado por canto e palmas.

O samba teria surgido por inspiração sobretudo de um ritmo africano, o semba, e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos.
Note-se que a diversidade cultural, mesmo dentro da raça negra no Brasil, era bastante notável, porque os senhores de escravos escolhiam aleatoriamente seus indivíduos, e isso tanto fez separarem tipos africanos afins, pertencentes a uma mesma tribo, quanto fez juntarem tipos africanos diferentes, alguns ligados a tribos que eram hostis em seu continente original.
Isso transformou seriamente o ambiente social dos negros, não bastasse o novo lugar onde passariam a viver, e isso influenciou decisivamente na originalidade da formação do samba brasileiro, com a criação de formas musicais dentro de um diferente e diverso contexto social

Histórico do SAMBA DE RODA

O samba teve início por volta de 1860, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil.
De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi uma das bases de formação do samba carioca.A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido.
No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula – uma forma de poesia.
A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos instrumentos e de palmas.
Já no samba corrido, todos sambam enquanto dois solistas e o coral se alternam no canto.O samba de roda está ligado ao culto aos
orixás e caboclos, à capoeira e à comida de azeite.
A cultura portuguesa está também presente na manifestação cultural por meio da
viola, do pandeiro e da língua utilizada nas canções.

Nenhum comentário: