quinta-feira, 31 de maio de 2012

Debate no Curso de Jornalismo da PUC-SP

Ontem estive em um debate no Curso de Jornalismo da PUC, o assunto era A CULTURA NA PERIFERIA.

Quando chegamos eu, Ana Fonseca, Du Bode e Paulo, o Vagnão do Sarau da Brasa estava conversando sobre a Brasilandia e o Sarau, Divulgando livros, Poetas, Musicos, e cutucando uma vaga na PUC, quem não qué né ? ainda mas com pouca condição financeira que temos.

Paulo Rams e Ana Fonseca estavam na mesa representando o Coletivo Perifatividade, e após a sua apresentação, Paulo Rams pediu licença aos presentes e me chamou a mesa de debates.

Fui, e falei muito sobre as minhas experiencias vividas, as vitorias e as derrotas que consegui quando estava no Nucleo Cultural Poder e Revolução, Maloca Espaço Cultural, Biblioteca Comunitária Livro Pra que te quero, Oficina de MCs, SexraPreventivo, Hip-Hop Zumbi, EC Favela, Sarau do Caldo, Sopa de Letrinhas etc.

Também aproveitei para falar a respeito dos Movimentos Sociais, que tem papel fundamental nas periferias. Falei sobre os Movimentos de Moradia do Bairro, as lutas travadas, as manifestações, os diálogos e a falta deles com o poder publico. A criação da AMOPAZ, o aopio do Escritório Modelo da PUC nos casos de Remoções etc.


Não dava pra mim falar de cultura de periferia sem falar do Funk, Rap, Samba, Forró e Futebol.

Falei sobre a minha experiencia com os bailes funks no (69) e sobre a criminalização deste estilo musical, que precisávamos discutir muito estas letras e, alias em outras épocas, o samba, o Rap e até o Rock ja foram ou ainda são discriminados.

Sinceramente espero que o debate tenha sido proveitoso para os alunos do curso de jornalismo, e espero sinceramente que eles desconfiem sempre das chamadas " VERSÃO OFICIAL ", que procurem entender os fatos e os motivos que levaram ao acontecimento.

Pra mim foi gratificante poder estar na PUC, trocando Idéias com os de lá.

Pois acredito que nossa meta é: Igualdade, não inferioridade, não superioridade.

Romperei barreiras por um bem comum.

domingo, 20 de maio de 2012

Festival de Cultura da UJS

O Festival de Cultura da UJS acontecerá simultâneo do 16º Congresso Nacional. A cidade do Rio de Janeiro será palco desse encontro que acontecerá durante o mês de junho e pretende criar um espaço para a arte jovem brasileira. As inscrições estarão abertas a partir de 10 de abril. É só preencher as fichas de inscrição que estão para download ao fim do texto.

Artistas, mídia livristas, frentes e coletivos culturais, esportistas e jovens cientistas, enfim, todas as pessoas e grupos que promovam a conexão do saber e do fazer cultural estão convidados, mediante a apresentação da ficha de inscrição. Serão selecionados trabalhos artísticos e científicos em todas as áreas como; música, teatro, poesia, literatura, artes visuais, circo, cinema, trabalhos em ciência e tecnologia, oficinas auto-gestionadas, consciência ambiental, entre outros.



Com espaço e programação própria durante a etapa nacional do Congresso da UJS o #nas redes e nas ruas/festival de cultura reunirá um pouco da diversidade do que a juventude tem produzido, discutido e se organizado em especial. Outro objetivo do #nas ruas e nas redes/festival de cultura é fortalecer as redes, coletivos e frentes gerando ações e bandeiras comuns entre os povos, globalizando assim nossas lutas.

As pautas e reivindicações entre as juventudes de todo o mundo, por mais que diversas e muitas vezes específicas para cada realidade vivida, vem demostrar que a Cultura assume centralidade, como terreno da luta de ideias, para a construção de um mundo melhor e mais igualitário. O Festival visa ainda interagir em espaços públicos, como a rua, palco de lutas e ideias populares, como local privilegiado para trocas e apresentações culturais.

Para participar do #nas redes e nas ruas/festival de cultura não precisa necessariamente ser filiado a UJS e pode residir em todo o território. Também não será observado como critério de eliminação de obras a vinculação de qualquer tema ou estilo artístico ou científico específico. Não serão aceitos, no entanto conteúdo racista ou preconceituoso sob nenhuma hipótese.

Espaço Multicriativo

Laboratório coletivo de produção e compartilhamento de conteúdo produzido e criado no evento. O espaço reunirá os coletivos culturais e projetos de cobertura do evento, recebe oficinas, rodas de conversa e é aberto ao público.

Computadores, projetores e ilha de edição de vídeo, estarão disponíveis aos participantes. Um palco, iluminação, sonorização e ambiente confortável serão montados para dar boas condições de apresentação ao artista e ao público participante.

Multifórum

Coletivos, redes, pessoas e instituições, organizam durante o encontro debates que potencializam a interlocuções entre os saberes e com o público participante. O espaço acolhe atividades autogestionadas, mediante pré-inscrição, com programação já confirmada pela produção do #nas redes e nas ruas/festival de cultura. Dentro do Multifórum também é previsto debates, oficinas, roda de conversa, e apresentação de pesquisa acadêmica relacionada aos temas, como: juventude, cultura, política, expressões artísticas, gênero, opressões específicas, Hip Hop, ciência e tecnologia, cultura digital e redes sociais.

Abraços e muita atitude,

União da Juventude Socialista – Direção Nacional
Coletivo de cultura Bota a Cara - UJS


O que é?
#nas redes e nas ruas/festival de cultura

Quando?
07 a 10 de Junho de 2012, no Rio de Janeiro

Como participar?

Faça sua inscrição preenchendo o formulário:

Audiovisual
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEd6LXNwWUVPQlhDelVNZ1pnT0J2YkE6MA#gid=0

Artes Visuais
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGlJXzA3Z0dSMW9fV1JDSGoxRFVsdmc6MA#gid=0

Música
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHV5LUNjaDFlX2RpS283VlZZczZoa3c6MA#gid=0

Artes Cênicas
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGxfSTI2TWdFY0RBV1didDFVWElDS2c6MA#gid=0

Literatura
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEZXYWt1Z3Z3R0NjNW5nY3BGSHBpZmc6MA#gid=0

Atividades Autogestionadas
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFhramMwcEw5czlwVmpkWGF4azRpSmc6MA#gid=0

Artes Integradas
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFplaHZKUTI4SXIyTTZhNUI0N1RoY3c6MA#gid=0

Ciência e Tecnologia
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFMza1YtOERmY0JLYnZrYlg0SERBNEE6MA#gid=0