domingo, 14 de agosto de 2011

Ingenuidade ou má fé

Como a cidade de São Paulo reduziu sua taxa de homicídios?

Pergunte a qualquer pessoa das favelas paulistanas como foi que diminuiu a taxa de homicídios na cidade. Do mais jovem ao mais idoso, a resposta está na ponta da língua. Todos sabem que a redução no número de mortes nada tem a ver com a ação policial ou mesmo com outras políticas públicas que, se quisessem, realmente poderiam diminuir a nossa mortalidade.

Apesar de todos os pobres saberem a resposta, vez ou outra surge um intelectual (longe do sentido gramsciano) anunciando inverdades e louvando a ação da PM, do Poder Público, das ONG´s e responsabilizando-os pelo mérito da questão.

Hoje, pleno domingo, Dia dos Pais, damo-nos de cara com mais uma falácia do gênero: Gilberto Dimenstein atribui a universitários (!!!) a alegria da redução em 80% do número de assassinatos, desde 1999*.

Do nosso ponto de vista, essa atribuição não parece apenas uma ingenuidade, mas astúcia brava...

Os jornais parecem supor que a favela não enxerga, não lê, não pensa. Publicam sobre nós mentiras deslavadas, um besteirol sem fim.

Existe realmente a possibilidade de o Poder Público, as ONG´s e universitários contribuírem para a melhoria da qualidade e expectativa de vida na cidade e no mundo inclusive, no caso dos estudantes, pela capacidade de articulação e proximidade com diversas e importantes teorias. Mas daí a dizer que são responsáveis pela diminuição de crimes contra a vida humana em nossa cidade beira ao ridículo e sugere deficiência intelectual ou, simplesmente, má fé.
Nós pobres sabemos o que se passa.


Vale dizer: se o modelo paulistano é tão eficiente, porque ainda não foi exportado para Rio de Janeiro, Recife e outras localidades que ainda sofrem tanto com as altas taxas de homicídio?
Pensemos a respeito.


* No artigo Civilidade Contagiosa do jornal Folha de São Paulo, caderno Cotidiano, pg. C13, dia 14/08/2011, Gilberto Dimenstein atribui importante papel aos jovens universitários cuja campanha de desarmamento teria contribuído em muito para reduzir a taxa de homicídios em São Paulo.

Dinha e Du


2 comentários:

Terno disse...

NÃO ACREDITO EM MÁ FÉ NÃO

MAS SEI QUE ATÉ PRA TOMAR TIRO OU SURRA HOJE EM DIA, TEM QUE PEDIR PERMISSÃO.

E A PERMISSÃO NÃO VEM DO ESTADO.

Coletivo Perifatividade disse...

É O PODER PARALELO QUE AGE E DESSA FORMA TODOS JÁ SABEM, OBEDECE OS AJUIZADOS...