sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DR ALVARO DE SOUZA LIMA pede Socorro

Em reunião aberta realizada com membros da comunidade, professores, alunos, entidades e associações de moradores no SASF Chico Mendes no dia 08-10, foi decidido que seria solicitado a direção da escola DR ALVARO DE SOUZA LIMA uma reunião aberta na escola para debates, opiniões, sugestões para que juntos podessemos resolver os problemas que vem acontecendo nesta unidade escolar, assim como tambem apurar os fatos denunciados por alunos, professores e mães de alunos contra a direção da escola e tambem contra alguns professores que se recusam a dar aula na sexta feira. E outra proposta interessante foi CRIAR FORUM DE EDUCAÇÂO NA REGIÂO.

Os problemas na Escola estadual Dr Alvaro de Souza Lima, vem a cada dia aumentando as expectativas das comunidades ao redor da Escola.
Nesta quarta feira 05.10.11 a direção da escola convidou lideranças comunitarias (1), um blogueiro(1) e uma entidade apenas uma entidade para reunião na escola, reunião esta que deveria ser aberta para a comunidade escolar, pais, alunos, professores e a comunidade interessada em melhores condições na EEPSG DR ALVARO DE SOUZA LIMA.

Segundo informações passadas por quem compareceu a esta reunião, a Diretora da Escola assumiu as denuncias apresentadas
  1. Chamar alunos de macacos: disse que diante de bagunça em sala de aula pronunciou a frase, sem intenção de ofender a ninguem.
  2. Aluno ser agredido por PMs: Disse que ao solicitar que o aluno lhe entregasse o seu aparelho de celular que atrapalhava a rotina da escola, e diante da recusa do aluno, um Policial Militar vendo a resistencia tomou frente na discussão e desferiu um tapa na cara do aluno, a diretora disse que na hora do tapa estava de costas, NÂO FOI FEITO BOLETIM DE OCORRENCIA, chamou o pai do aluno na escola pra conversa, aonde entendeu-se que todos erraram diretora, PM e Aluno.
  3. Cortou o café dos Professores; diz que cortou sim o café dos professores após ato na frente da escola porque se sentiu ofendida por falas no ATO que esteve presente professores, alunos e APOESP.
  4. Diz a Diretora que o Professor Antonio Carlos esta fazendo este movimento com intenções politicas de candidatar-se a governador em 2012, pois o mesmo ja foi candidato em tempos passados.
Até agora estou aguardando documentos de uma professora que disse estar com documentos que mostra melhora da escola DR ALVARO DE SOUZA LIMA, que nestes documentos aponta as melhoras que houve na escola.

- Claro que houve melhoras, a escola que estava avaliada como como a 2 ultima do estado, subiu 3 posições no ranking das piores. http://malocapraquetequero.blogspot.com/2009/05/alvaro-e-2-pior-escola-de-todo-o-estado.html


A DIREÇÃO DA ESCOLA ATÉ AGORA NÃO RESPONDEU SE HAVERA A REUNIÃO SOLICITADA , COM MESTRES - ALUNOS - REPRESENTANTES DA COMUNIDADE - ENTIDADES - CONSELHO TUTELAR - MÃES DE ALUNOS,

Apenas fez uma reunião a portas fechadas com representantes convidados e escolhidos a dedo por eles mesmo. assim fica dificil.

Sem democracia o povo fica oprimido

8 comentários:

Anônimo disse...

É incrível. Mesmo depois de todas as denúncias, tem gente apoiando essa direção (claro que é gente que recebe benefícios diretos dela) e fazendo depoimentos ordenados por ela. Vejam este relato e os comentários da diretora e de pessoas ligadas a ela. Por favor, comentem sobre a realidade da situação da escola: http://mariafro.com.br/wordpress/2011/08/20/docente-da-escola-estadual-dr-alvaro-de-souza-lima-denuncia-nem-agua-temos/

VANESSA AGUILERA disse...

Terno, boa noite!

Li seu texto acima e antes de tudo, quero me identificar: a "professora" em questão, sou eu, VANESSA AGUILERA, professora do Ciclo I da EE Doutor Álvaro de Souza Lima, moradora por mais de 20 anos do bairro do Jardim São Savério (onde meus pais continuam morando) e educadora desta unidade há 6 anos.

Na reunião que tivemos no dia 01/10/11, na sede da SASF, aberta aos interessados pela discussão de uma determinada pauta, eu estive presente por livre e espontânea vontade, não por ser considerada por alguns, "marionete" da gestão, mas porque eu queria ouvir, de fato, o outro lado da história, já que tentei por outros meios (email ao Prof. Antonio Carlos) e não fui respondida como queria. O convite, inclusive, veio dele. Aliás, um dia antes, 30/09, na reunião que tivemos na própria escola a respeito do Saresp, fui diretamente ao Prof. Sérgio perguntar sobre a reunião do dia seguinte e este, inclusive, me passou o horário errado por três vezes. Quero acreditar que ele tenha se equivocado. Enfim. Não entendo, até hoje, mesmo se passando um bom tempo, o "tumulto" que foi esse encontro, denominado de "democrático". Por diversas vezes me senti ofendida, não responderam as minhas reais dúvidas, se exaltaram (e eu tb me exaltei, confesso), quando lancei minhas perguntas e fui impedida de falar por diferentes vezes, inclusive você estava lá e acabou presenciando.

No entanto, talvez, por ser minha "primeira" participação nesse tipo de movimento ( e olha que já participei de outros na época da faculdade, do grêmio da escola quando eu era aluna, enfim), posso ter me equivocado quanto ao teor da pauta, dinâmica e quanto à aparente restrição ao público-alvo. Pois bem. Peguei seus contatos após a reunião deste sábado, pois REALMENTE eu queria divulgar um relatório pessoal, uma visão de uma professora, em relação aos anos trabalhados e dedicados à escola que me acolheu aos 22 anos enquanto educadora e que fez parte do meu universo infantil/adolescente, mesmo não tendo estudado por lá. Acompanhei SIM de perto as transformações do bairro e da escola. Portanto, me sinto no direito e no dever de participar, me pronunciar, me defender quando necessário e tentar fomentar, DE FATO, a melhoria da escola, sem interesses obscuros por trás, conforme citaram a minha presença enquanto "troca de favores", algo incompreensível até então.

VANESSA AGUILERA disse...

(CONTINUAÇÃO)


Quanto ao relatório, não posso considerá-lo algo a ser protocolado, burocratizado ou algo semelhante, para que se prove algo a alguém, até porque não é esse o intuito e nem tenho motivo para. Gostaria de apresentar com ele algumas mudanças positivas que conquistamos ao longo desse ( ainda pouco) tempo de dedicação ao Álvaro. Mudanças físicas e pedagógicas. Sim, ainda estamos bem longe do ideal, temos problemas, cometemos erros enquanto professores, gestores, funcionários, comunidade, etc., mas não consigo enxergar o lado APENAS negativo de uma história. Se eu aqui assumir que a escola só regrediu, estarei atestando a minha incompetência e dos meus colegas. E isso não é verdade. Me incomoda e MUITO a fala de alguns professores que desconhecem também a nossa história pessoal, profissional e de luta (mesmo que em lados opostos ou ideologias distintas) e nos julgam talvez pela pouca idade e pouca "vivência". Só lamento. Existem LUTAS e LUTAS, umas até pela mesma causa, mas de formas diferentes. E um dos principios da democracia é respeitar essa diversidade de caminhos.

O relatório não existe neste momento. O que tenho em mãos, é um CD com fotos das melhorias físicas/estruturais e pedagógicas. Sendo completamente sincera, eu me propus a fazer isso e assim o farei. Não encontrei o tempo de qualidade que preciso, já que trabalho pro serviço público (Prefeitura e Estado) por 12hs/dia e tenho outras atividades paralelas dentro e fora da Educação. No entanto, o relatório ficará SIM pronto em breve e vocês serão os primeiros a saber. Ele ficará disponível na escola para que possamos mostrar o quanto e como caminhamos. Além disso, para quem não sabe, faço um convite: no fim do ano letivo de 2010, pós SARESP, eu acabei me prontificando a fazer um relatório a respeito dos incontáveis erros de correção nas avaliações feitas pela Diretoria de Ensino Centro Sul e analisei prova a prova dos 3o anos do Ciclo I, buscando comprovar o quanto fomos prejudicados neste formato que temos de correção. O relatório saiu praticamente na véspera do Natal, mesmo considerando o pouco tempo que eu dispunha, mas participei desse movimento. O relatório foi entregue à DE Centro Sul e esperava uma resposta. Qual o objetivo disso se não fomentar a melhoria de nossa escola ou promover um olhar diferente diante do nosso trabalho? Que interesse eu teria por trás de participar disso, quando, na reunião do dia 01/10/11, me acusaram de ser "massa de manobra" da gestão, do governo, da supervisora e afins? Outra pergunta sem resposta. Mas isso ninguém sabe ... sabe por quê? Porque os mesmos professores que me "acusam" ou me "julgam" não estavam presentes na escola em 2010 e nem devem sonhar com as horas investidas para buscar coerência diante do governo, representado pela Diretoria de Ensino.

Aliás, faço um convite, ainda que tardio tendo em vista o fim do ano letivo: venha conversar conosco na escola, venha nos visitar, conversas com alguns professores do Ciclo I, assista as nossas aulas, façam observações, participem das reuniões de pais (onde muitos elogiam as melhorias), além disso, procure a gestão da escola se houver interesse pelo relatório apresentado sobre o Saresp. Assim como ele saiu aos 47 do segundo tempo, o relatório "prometido" a respeito das melhorias do Álvaro, também sairá. Fico a disposição pro que precisar.

Profa. Vanessa Aguilera

VANESSA AGUILERA disse...

Já em resposta ao "ANÔNIMO":

"tem gente apoiando essa direção" = se acreditar no modelo de gestão que temos (mesmo com falhas, como todos são passíveis), se querer de fato a mudança da escola e lutar por ela, por meios diferentes do grupo em questão, significar APOIO, sim, "Anônimo", eu assumo minha posição. Diferente dos demais, que saem pelos corredores falando o que querem e o que não querem e na hora do "vamos ver", não assumem ou mudam o discurso. Diferente do que dizem por aí ( o que de fato não me incomoda, mas me vejo no direito de responder), não "tenho o rabo preso" (palavras dos colegas professores) com nada e com ninguém. Meu compromisso é com a qualidade do ensino, com a melhoria da escola e o futuro dos meus alunos. Só assim pra fazer valer anos de estudo, dedicação e esperança num país melhor. Ah, antes que eu me esqueça, eu erro e ainda erro muito como todo ser humano, antes que se pronunciem dizendo que estou sendo demagoga, arrogante e afins.

Outra coisa: não consigo dialogar com seriedade com quem não se identifica e desafio PROVAREM qual tipo de benefício ilícito, ilegal, etc. pessoas que defendem a escola estão recebendo, conforme acusação via comenta´rio.

Além disso: tomem muito cuidado com o que postam sem conseguir provar. Inverdades, se não sabem, podem render processos judiciais. Não é uma ameaça, mas uma dica.

Sem mais, grata pelo espaço

VANESSA AGUILERA disse...

Terno,

sou muito a favor da criação do Fórum Regional de Educação. Há alguma previsão? Novidades? Etc?

Grata, Profa. Vanessa.

BRUNA disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/prefeitos/rj-rio_de_janeiro-29-1.shtml


ISSO E POLITICA COITADO DO ALVARO!

BRUNA disse...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/prefeitos/rj-rio_de_janeiro-29-1.shtml

NESE LINK VEJAM O GRANDE MENTOR DE UMA MANIFESTAÇÃO, PARA SE PROMOVER POLITICAMENTE ! ;;;

NO SITE OFICIAL DA PCO, TEM POSTAGEM SOBRE A ESCOLA MENSALMENTTE ISSO TUDO PRA QUE?

RESPONDE ANTONIO CARLOS SILVA (PCO)

Anônimo disse...

Infelizmente o nosso bairro e comunidade só está perdendo com isso, briguinha entre gestão e professores existem a cerca de 15 ou mais anos atrás, porque só hoje se deram conta que o Alvaro de souza lima precisa de melhorar, e como podem acusar a gestão que está desde 2010? acho que respondendo como pai de aluno e estudante do Alvaro, isto só está prejudicando o principal de tudo que são os alunos, em vez de melhorar estão prejudicando mais, queremos melhoras sim.