sexta-feira, 20 de julho de 2007

Paredão com Alessandro Buzo

O escritor Alessandro Buzo vai pro Paredão no Maloca Espaço Cultural

No domingo do dia 01/07/2007, a Posse Enraizados-SP, trouxe até o Maloca, o escritor e militante do hip-hop, Alessandro Buzo, para participar de um bate-papo (Paredão), onde o convidado faz seu comercial; ou seja, fala dos seus corres, o que fez, o que faz e como faz. No paredão os presentes fazem várias perguntas em cima da fala e também dos atos praticados no dia-a-dia pelo emparedado. O objetivo é testar até que ponto a pessoa é verdadeira em seus atos e palavras. Buzo, começou falando sobre seu role de 3 horas e meia para chegar até o Bristol. Trem na Estação Itaim Paulista onde mora, até o Braz, trem do Braz até estação Ipiranga, e da estação até o terminal Sacomã, ônibus do Sacomã até o destino final, MALOCA.

Alessandro Buzo e @s fuzileir@s do PAREDÃO

Resumo da conversa (PAREDÃO)


Descobrimos que este escritor que já tem quatro livros lançados e querelançara o seu último livro: GUERREIRA, pela editora Global, e que não terminou seus estudos. E por isso foi cobrado no paredão. Porém, ele acredita que os estudos não atrapalha, ele a escrever seuslivros. Diz também que a falta de escolaridade ele supriu lendo desde criança. “Tá embaçado pra estudar, por causa dos corres, Mas pretendo estudar a distância”. Acredita que os estudos não atrapalham seus corres “Se eu precisasse de um emprego melhor, o estudo me faria falta”. Buzo, além de escrever e vender seus próprios livros, ele presta serviços como repórter para revista RAP BRASIL, D.G.T FILMES, realiza palestras e mantém uma loja, a SUBURBANO CONVICTO especializada em hip-hop e literatura. “Hoje vivo de cultura, mas não da o suficiente” .

BLOGGER: Buzo teve seu blogger, http://www.suburbanoconvicto.blogger.com.br/ eleito pela revista GALILEU, entre os 10 melhores do mundo. Seu Blogger e é atualizado diariamente, o conteúdo do blog se diversifica em assuntos como: matérias sobre Cinema Nacional, Hip-Hop e Lliteratura Marginal.

ORKUT: Recentemente escreveu um texto sobre o orkut, onde dizia quemuitos estavam ficando limitado, isso atingiu em cheio nosso amigo escritor ROBSON CANTO.- “O Robson vestiu a carapuça” “um dia ele me ligou e perguntou o que tava rolando de novo, se referindo a eventos culturais, estranhei, antes ele tava por dentro de tudo agora que começou com negócio de orkut ficou desatualizado”. O Robson Canto escreveu um texto em seu blogger http://www.robsoncanto.blogspot.com.br/ em resposta ao buzo. “Foi mó treta pra desbrigar,marcamos de tomar cerveja”. Ele Robson escreveu um texto.-"Da trabalho desbrigar".

LITERATURA: Buzo começou a despertar o gosto pela literatura ainda criança, sua mãe sempre comprava gibis e revistas para ele e seus irmãos. “Literatura é igual Bactéria”.Conheceu os fanzines através de um dono de SEBO, onde lançou seus primeiros textos. Hoje é Fanzineiro e faz seus próprios fanzines entre eles o BOLETIM DO KAOS.

Perguntas feitas pelos fuzileiros do Paredão

Paredão: Buzo, a literatura marginal irá se desvirtuar, assim como o Rap?
Buzo: acho que não, pois pra você escrever livros tem que ler bastante; e pra escrever rap quase ninguém lê, acho que falta instrução. O problema é que o rap não é unido, como nós escritores somos.
Paredão: VIDA LOKA: Você acha que o crime construiu uma cultura que envolve apologia?
Buzo: acontece de a mina vê um cara que tem moto, carro e roupa da hora e que pode levar ela pra um cinema e tal, e o outro que não tem onde cair morto, ai ela vai escolher o do carrão. Isso é ilusório. - “Deixei de ser Vida Loka”.- Acho que “Vida Loka” têm 2 lados: 1- lado bom: pagar veneno para ser honesto e ser “Vida Loka”. 2- lado ruim: no sentido de crime, é ter bens, visando vantagens através do crime.

Comentários: Buzo concordou que vários moleques entram no crime achando que depoisde um tempo irão sair do crime e dizer: sou Vida Loka porque deixei o crime e to lutando pra viver honestamente achando Isso é ser vida loka, sair do crime e rala pra não voltar. Movimento Enraizados: Buzo,é membro militante do movimento enraizados, e recentemente 2 membros fundadores desligaram-se do movimento enraizados. Perguntamos a opinião do Buzo sobre isso: primeiro acha que não teve racha no movimento enraizados e sim desligamento espontâneo de 2 membros fundadores. Acha também que as coisas começaram a caminhar mesmo quando o núcleo do enraizados foi para a nova sede em Morro Agudo. “Antes só ficava em Freestyle, agora tem vários projetos”. “Faltava militância, agora temos”.

Questionário da Posse Enraizados-SP

1- O que é o Hip-Hop?
R: Cultura de rua, Movimento Social e educacional
2- Quais as inspirações no hip-Hop?
R: Racionais MCs, Movimento Enraizados e Nino Brown
3- Qual o 5° Elemento?
R: Conhecimento/ Literatura e cinema
4- O Que acha das classes A e B cantando Rap?
R: Rap é Coisa de favelado, não podemos deixar tirar até isso de nós.
3- Concorda com apologia (drogas, sexo ou álcool) no hip-hop?
R: Não
4- Gostaria que seu filho fizesse tudo o que faz?
R: quase tudo.

Esses foram alguns dos assuntos que levantamos no bate papo, onde Alessandro Buzo se saiu muito bem, foi claro e direto nas respostas. Deixou a desejar quanto à escolaridade, fica ai a cobrança de um Fã.

"O estudo é o escudo" (GOG)

Grato pela presença: Junior, Fabinho, Marilda, Evandro, Milene, Jenifer, Vander, Hebert, Picuia, Souza, Nego, Kenedy, Dinho, Léo, Elisangela, Ingrid, Talita, Edvan, Fernando, Dandara, e todas às crianças que compareceram e fizeram aquela bagunça no Maloca Espaço Cultural. Valeu: Núcleo Cultural Poder e Revolução, Esporte Clube Favela, RH2P,Posse Enigma, Oficina de MC’s e Posse Enraizados-SP.

Organização: Posse Enraizados-SP

Um comentário:

Terno disse...

è nesse paredão o bixo pega, e quem não é o que diz ser é sacudido.
O escritor Alessandro Buzo na minha opinião se saiu muito bem, apesar de me decepcionar em um determinado assunto.
Mas isso nós resolve entre nós. Salve Buzo
Tamo Junto