segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O Lula Morou no Bristol

"Aliás, eu me lembro de uma vez, eu morava num lugar, em São Paulo, chamado Parque Bristol, um lugar muito pobre, já perto de São Bernardo do Campo. Era uma barreira desgraçada, daquela que você levantava para ir trabalhar de manhã, carregava 10 quilos de barro vermelho na sola de cada sapato.
Eu andava com uma galocha embrulhada num jornal e, quando chegava na padaria, tirava o sapato cheio de barro, ou melhor, tirava a galocha, embrulhava a galocha num jornal, botava embaixo do braço, entrava no ônibus, ia trabalhar, lá eu lavava a minha galocha e voltava limpa.
Por que eu estou contando isso? Porque, uma vez, era eleição, em 1968, Ciro Gomes, se não me falha a memória, ou 1972.
Eu me lembro que era um sábado à tarde, eu estava sentado perto de um campo de futebol e veio um caminhão da prefeitura, trazendo poste, fechando aqui de meio fio, trazendo guia, sarjeta, poste e cano, e jogando por tudo quanto é rua, e "não-sei-das-quantas"... Eu sei até o nome do candidato, não vou nem falar quem é. Mas eu sei, é vivo, até tenho uma boa relação com ele, hoje. Foi lá, encheu o Parque Bristol de poste, de cano d'água, de guia de sarjeta. E dali a um mês e pouco teve a eleição, e o cara ganhou as eleições.
Eu me lembro como se fosse hoje: uma semana depois recolheram tudo que colocaram na rua e nós ficamos "chupando o dedo" mais seis anos, para que viesse uma coisa para lá." (Discurso feito em 11/02/05 em Surubim-PE)

Hoje o Bristol tem ruas asfaltadas, várias linhas de ônibus e Postos de Saúde.
Mas ainda querem tirar o que nos deram.

Espaço Cultural Maloca
Não Hein !!!

Nenhum comentário: