sábado, 22 de dezembro de 2007

Porque o Carnaval tem datas diferentes todo ano ?

Essa eu Fiquei sabendo recentemento atravez do pessoal da Escola de Samba Rosas de Ouro, e confesso que sempre tive esta curiosidade mas ninguem sabia me explicar
Voce Sade porque o carnaval cai sempre me data diferente?
Deixa eu contar pra voces então:
O primeiro domingo após o 14° dia de lua nova é o domingo de Páscoa.

Ou, o primeiro domingo após a lua cheia, posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa.


Se o 14° dia da lua nova ou da lua cheia posterior ao equinócio da primavera cair no dia 21 de março e for sábado, o domingo de Páscoa será no dia 22 de março.


Entretanto, se a primeira lua cheia, isto é, o 14° dia após o equinócio da primavera for 29 dias, depois do 21 de março, o domingo de Páscoa só poderá ser 25 de abril,


Isto é, o mais tarde possível.


Como o primeiro dia da lua nova, antes de 21 de março se situa necessariamente, entre 08 de março e 05 de abril, a Páscoa só pode cair entre 22 de março e 25 de abril.
O domingo de carnaval cairá sempre no 7o domingo que antecede ao domingo de Páscoa.

Nenhum comentário: