sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Batalha de Free Style / Preconceito Regional

No dia 27/07/2008 presenciei uma batalha de Free Style em um evento da Semana Martin Luther King e Vivendo Improvisando entre os Mc´s Terno e Tampão. O mc Tampão foi consagrado o vitorioso da batalha, mas poderíamos considerá-lo um MC NAZISTA. Pois não foram poucas as vezes que ele se referiu ao MC Terno como: Cearense da cabeça grande, passa fome nordestino e outras formas que somente um NAZISTA utiliza quando se dirige a um NORDESTINO. Por isso, declaro o MC Terno o campeão social e político daquela batalha.
Aproveito para deixar uma pergunta: Piadas contra negros também são comuns nas rimas do Mc Tampão???

10 comentários:

Paulo Henrique disse...

com todo respeito a pessoa que elaboro esse comentario,mas acho de extremo mal gosto se referir ao tampão como "mc nazista" pois se vc se lembra ele é negro.Já em relação ao tema colocado como "preconceito regional",considero como um equivoco mau elaborado e distorcido do que realmente significa uma batalha de mcs,pois numa batalha de mcsm tudo é possivel, menos falar da mãe,a pessoa q elaboro esse topico teve uma visão ÚTOPICA em relação ao tampão, e se alguem tiver gravado a batalha inteira vai ver q o mc tampão deixou bem claro no final da batalha que não existe preconceito no nosso hip hop o verdadeiro aquele q nasceu na rua e continua lá.
Fico triste em saber q tiveram pessoas que não estavam na festa para se divertir e sim para julgar indevidamente um daqueles q ajudou a promover uma festa tão bonita q esta me rendendo muitos elogios.
Quero deixar bem claro q não existe nem nunca existiu preconceito regional muito menos regional...pois se vc considera as piadas das batalhas de mcs de mau gosto, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo só existem "MCs NAZISTAS".


RICK MC E AMIGO DE TERNO E TAMPAÕ..e acima de tudo apreciador da verdadeira cultura HIP HOP!!!!!!!!

LITERATURA BRASILEIRA NA ESPANHA disse...

Pessoal vamos prestar a atenção no que estão dizendo as pessoas.
UTOPIA é uma palavra muito bonita,mas pouco compreendida (é só ver no dicionário).
Depois para sabermos o que é ou não é nazismo, temos que estudá-lo, não dá pra ficar no achismo. Já existem noticias de vários grupos simpaticos ao nazismo que tem entre seus membros pessoas negras. Depois precisamos lembrar que os japoneses não são arianos, mas também apoiaram Hitler na segunda guerra. Sem dizer que o Pitta é negro e o Agnaldo Timótio também...
Toda brincadeira tem um fundo de verdade !!!
E novamente faço a pergunta ? Se na batalha vale tudo será que o mc Tampão usa em suas batalhas rimas contra pessoas negras ?

Assinado: Du

Unknown disse...

aii... com todo respeito...
essa pessoa que diz que houve preconceito nessa batalha, ou quer causar polemica ou naum conhece nada sobre batalhas de mc... se vc não é mestre cuca naum tem pq dar palpite no tempero alheio... e outra... esse tipo de piada sempre acontece em batalhas... mais um motivo para naum deixar duvidas é que sempre é dito nas batalhas que na hora que vc tah batalhando o outro mc é seu "inimigo" mas depois disso a amizade e o carater dos dois prevalece (e isso qualquer leigo sabe, não precisa ser mc). existe um respeito entre os dois que vai alem das rimas entaum uma fraze que possa ser usada numa batalha naum pode ser considerada preconceituosa pois naum foi uma agreção direta ao proximo quem achar que é entaum está no lugar errado e muito mal informado (a)

ass: mais um mc inconformado com quem não tem oq fazer e quer pq quer dar palpite no que naum conhece
VÁ ESTUDAR!!!
!CULTURA PREVALECE!

Paulo Henrique disse...

Sinceramente se seu problema é contra o Nazismo,vc tem q criticar o nazismo.Esquece o Hip Hop porq isso não é seu assunto.Pra entender o Hip Hop não é preciso fazer faculdade alguma,é preciso viver o hip hop,conhecer as ruas conhecer a tribos urbanas conviver com elas....se algum dia vc passar por isso vc vai peceber q os livros falam uma coisa mas na prática aq em São Paulo é outra,quantos nazistas ou skin heads ou "Carecas" vc conhece?
Pegunte a eles se o Tampão ou qualquer outro mc é nazista?
Teorias baseadas no que aconteceu ou acontece em outros países não é válido,oque é válido é oque acontece nas ruas...acho q os nazistas tevem ter mais oq fazer do que virem no VIVENDO e IMPROVISANDO para participar de uma batalha de freestyle...
Espero sinceramente q esse mau entendido...tenha servido para deixar claro q nazista é nazista e MC é MC.
Agora, se ouver algo pessoal contra o Tampão deve ser falado pessoalmente porq ficar falando mau dos outros pelas costas é FEIO, pessoas que se achão tão inteligentes deveriam saber disso!!!

RICK

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LITERATURA BRASILEIRA NA ESPANHA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LITERATURA BRASILEIRA NA ESPANHA disse...

Grande Du, não conheço esse MC Tampão, conheço apenas o Terno, que é meu amigo particular e além disso é um cara super politizado e consciente de sua posição na sociedade.
Gostaria que vocês escrevesse um texto para publicarmos em nossos portais, para que atitude como essa não seja mais cometida por esse mc Tampão.

Assinado: Dudu de Morro Agudo

Postado por: Du

LITERATURA BRASILEIRA NA ESPANHA disse...

Aí pessoal é bom lembrar que estamos fazendo uma discussão. E que até agora as pessoas que entraram no debate estão se tratando com respeito e sem ofenças pessoais. O Rick tem dado um bom exemplo disso.

A discussão não é pessoal.

Ass: Du

LITERATURA BRASILEIRA NA ESPANHA disse...

GOG DISSE...


Salve Du,

O tema que vc abordou é muito interessante e eu já havia percebido.
Nos idos de 2003 eu e o Flagrante do Realidade Cruel conversávamos sobre esse assunto e ele falou uma coisa interessante:
"- No freestyle falam o que querem, rapidamente, muitas vezes sem medir as palavras, mas na favela é diferente: Tem que pensar muito antes de falar, de agir.."
Na sequência eu disse para ele: Irmão esse é o Movimento Rap, que vende o artístico, e deixa de lado o debate sério. Nós somos do Movimento Hip Hop, e nossa origem, embora próxima, é diferente.
Hoje anos depois, percebo que muito pouca coisa mudou e que esse estilo, com raras excecões continua sem medir as consequências, pariorizando apenas a levada e a plástica.
Concluindo irmão, tal fato eleva ainda mais a responsabilidade do movimento hip hop em trabalhar temas, levantar discussões, ir a campo e conversar com nosso povo olho no olho.

Forte abraco, esse foi um bom tema e taí minha sincera opinião.


Com respeito,

GOG!

Postado por Du

BasTiaN disse...

Acho interessante relembrar q rap nasceu militante,é militante e permanece militante.Mcs q se preocupam apenas com a estética da levada existem,mas tbm existem aqueles como eu q alem de uma levada diferente,dão prioridade ao contexto das rimas,mostrar que o freestyle se tornou a evolução do raciocinio lógico....pois com o freestyle até agora no Vivendo e Improvisando estamos observando a evolução dos que participam do projeto...varias vezes durante o projeto vejo as pessoas entrando na biblioteca pra ler um livro e em seguida...pegam o microfone e por meio da rima descrevem oq acabaram de ler....sempre antes de começar eu (ou o terno) apresento um tema social ou politico ou da história do hip hop...todos discutimos o tema antes de começar a rimar,e na hora do freestyle a prioridade é o tema discutido.
As batalhas são uma vez por mês apenas por descontração..não podendo falar palavrão e nem denegrir a imagem de ninguem.


ass:Rick. idealizador do projeto Vivendo e Improvisando e juntamente com o Terno responsável pela realização do projeto.