sábado, 22 de dezembro de 2007

Racionais MC's a Historia.

Um dos principais grupos de rap e hip hop brasileiros, os Racionais MC's surgiram no final da década de 1980. A primeira gravação dos Racionais MC's foi em 1988, quando o selo Zimbabwe Records (especializado em música negra) lançou a coletânea "Consciência Black". Neste LP, apareceram os dois primeiros sucessos do grupo: "Pânico na Zona Sul" e "Tempos Difíceis".
Ambas canções apareceriam dois anos depois em "Holocausto Urbano", primeiro disco solo do grupo de rap. No LP, o grupo de rap paulistano denuncia em suas letras o racismo e a miséria na periferia de São Paulo, marcada pela violência e pelo crime. O álbum tornou os Racionais MC's bem conhecidos na periferia paulistana - o grupo fez uma série de shows pela Grande São Paulo. Ainda naquele ano, o conjunto fez dois na FEBEM.
Em 1991, os Racionais MC's abriram para o show do pioneiro Public Enemy, um dos mais famosos grupos de hip hop norte-americano, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
A popularização na periferia de São Paulo fez com que os integrantes dos Racionais MC's passaram a desenvolver trabalhos especialmente voltados para comunidades pobres, dentre os quais um projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em que o conjunto realizou palestras em escolas sobre drogas, racismo, violência policial, entre outros temas. No final de 1992, foi lançado "Escolha O Seu Caminho", segundo LP do grupo.
No ano seguinte, participaram do projeto "Música Negra em Ação", realizado no Teatro das Nações em São Paulo, e gravaram LP "Raio X do Brasil", terceiro disco do conjunto, lançado em uma festa na quadra da escola de samba Rosas de Ouro - para um público estimado de 10 mil pessoas. Canções deste disco como "Fim De Semana No Parque" e "Homem Na Estrada" (ambas de Mano Brown) fizeram grande sucesso em bailes de rap e nas rádios do genêro em todo o país.
Principal atração do "Rap no Vale", um concerto de rap realizado no final de 1994, no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo), e que terminou em confusão e quebra-quebra, os membros do grupo foram presos pela polícia sob acusação de incitação à violência - a violência policial é um tema freqüente nas letras do grupo. Ainda naquele ano, a gravadora Zimbabwe lançou a coletânea "Racionais MC's".
Populares, os Racionais MC's participaram nos anos seguintes de vários concertos filantrópicos em benefício de aidéticos, campanhas de agasalho e contra a fome, além de atuarem em protestos como o contra a Abolição dos Escravos]] no Brasil.
No final de 1997, foi lançado o disco "Sobrevivendo no Inferno", pelo selo Cosa Nostra Fonográfica (do próprio grupo), que vendeu mais de 500 mil cópias vendidas. Dentre os grandes sucessos deste álbum estão "Diário de um Detento", "Fórmula Mágica da Paz", "Capítulo 4, Versículo 3" e "Mágico de Oz". com este disco, os Racionais MC's deixavam de ser um fenômeno na periferia paulistana para fazer sucesso entre outros grupos sociais. Apesar disso, o grupo adotou uma postura antimidiática. Um exemplo notório foi a cerimônia de premiação do Video Music Brasil, da MTV brasileira, quando Mano Brown provocou a platéia presente no evento, ao dizer que a mãe dele já teria lavado a roupa de muitos daqueles "boys", e ressaltou que o público dos Racionais MC's continuaria sendo o da periferia.
Continuam a se apresentar em clubes e quadras de escola de samba de comunidades carentes pelo Brasil. O disco chegou a marca de 500 mil cópias vendidas somente com distribuição do próprio grupo (nas bancas de jornal, bailes, clubes, quadras, shows e camelôs).
Em 2002, o grupo lançou "Nada Como Um Dia Após O Outro", disco duplo que, assim como seu antecessor, foi bem recebido pela crítica. Em 2007 ou 2006,sei lá, o grupo lançou "1000 Trutas, 1000 Tretas", primeiro DVD do grupo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome e Jamy Valber e gosto do Racionais MC`s e não e pra ir pra grupo vem pelo amor não pela emoção Espero que um dia nossa sociedade intenda e possa ver o que acontece no nosso Brasil. A vitória de um Negro para comandar O país que ate então era Dominado pelo Racismo foi uma verdadeira vitória para nós Negros Eu não sou o movimento Negro, Eu sou o Negro em movimento. espero que seja um novo começo de era. E que pela luta contra o Racismo estamos juntos pela uma unica calsa Mau consideração pelas letras e pelo Grupo Racionais MC`s foi daí que saio minhas ideias Uma nova ideológia a gente ten que ser Duas vezes melhor Se os Racionais verem esse recado que mando quero que eles saibam que admiro muito o trabalho dos Caras

(( JAMY VALBER ))

nil disse...

Meu nome é Nildiane Soares tenho 18 anos sou de Natal Rio Grande do Norte, sou muito fã dos racionais mc´s eles são de mais falam da nossa realidade o que muitos querem esconder eles estão mostrando temho orgulho de dizer que sou fã dos caras.
Amo a musica NEGRO DRAMA pois ela fala da realidade que vivemos que todo mundo ver mais ninguem fala.
eu nasci na perifiria e sei bem o que eles dizem vivi de perto encarei essa realidade.
Que Deus continui abençoando esse caras pois eles merecem e que eles continui levando a mensagem de suas musicas para o mundo.
Mano Branw te adimiro pelo homem que você pela sua historia de conquistas sofrimento e vitoria, sou sua fã acima de qualquer coisa para mim você é o Cara sua ideologia é nossa realidade se nosso governante escultacem suas muisicas concerteza teriamos um pais melhor, se alguns seguicem o exemplo de Suplicy que recitou uma musica sua em pleno senado e fez todos pensarem no que dizia a quela muisica talvez nossa realidade fosse diferente...
Você é meu idolo te adimiro hoje e sempre...
Fiquem todos com Deus...
Esse foi o comenterio de uma menina que gosta de dizer que tem a vida loka!!!

sd kaddatz disse...

racionais mc s um dos maiores grupos de rap do universo vida loka

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu sou annaklara sou muito fã de racionais adoro suas músicas pq a letras nos faz refletir sobre a vd das pessoas na favela e seu dai-a-dia curt muito estaremos juntos na luta contra o preconceit valeu sou de bom jesus-PIAUI

andres diego disse...

Cara sou fa de vcs so escuto racionais familia vl eu sou negro drama procuro a formula magica da paz na favela cinistra no meu carro d malandro destino a meu castelo d madeira

andres diego disse...

um fim d semana no park ,é mais da pont pra ca vc pensa qual mentira vo acredita,mais vc sabe ne que quem procura acha.tenho q ir embora pois to ouvindo aiguem me chamar

andres diego disse...

Melhor do que escutar um rap e escutar dois re re sou dhiego de bom jesus rs se alguem gostar d rap mais do q eu me liga porque vc sera a mulher certa pra mim968143..........

andres diego disse...

Não moro na periferia mais ja escutei tanto racionais que me sinto como tal

Anônimo disse...

Racionais retrata a verdade! Tenha fé porque até no lixão nasce flor...

bianka disse...

ouvir racionais pra mim foi muito bom eu comecei a soltar tudo q tava entalado,eu descobri q a vida naun ée só prus rico naun e q pobre tbm tem vez...tendo fé em DEUS tdo da certo.......raconais pra mim foi tdo e a cda dia mais será...

Anônimo disse...

te fode seus filha da puta vao tomar no meio do cu de suas maes