domingo, 27 de janeiro de 2008

Alessandro Buzo entrevista Robson Canto (Literatura Periferica)

Robson Canto e Neide
Entrevista com Róbson Canto, poeta e escritor da periferia.Não da para entender o Róbson Canto, ele é um ser humano fantástico, amigo e guerreiro, mas ao mesmo tempo ele é indeciso, enrolado..........mas esse é o Róbson Canto, só não tente entende-lo. Morador de uma das maiores favelas de São Paulo, montou uma biblioteca na sua casa, participou de duas coletâneas antes de lançar seu primeiro livro "Noite Adentro", então vamos ver o que pensa Róbson Canto, nessa entrevista feita pelo também escritor Alessandro Buzo.
Alessandro Buzo: Antes da estreia com seu livro você fez algumas participações, fale sobre elas ?
Róbson Canto: Participei do livro Sarau da Cooperifa - Antologia Poética. Organizado pela "Dulcinéia Catadora de Papelão." Minha poesia se chama "Catador de Papelão" - em homenagem ao projeto. E participei do livro Suburbano Convicto - Pelas Periferias do Brasil. Organizado pelo escritor Alessandro Buzo. No livro eu escrevi uma poesia chamada `Rapoesia´ e um texto chamado `Um Show´.
E seu livro Noite Adentro ? Fale-nos sobre ele ?
Robson Canto:Diversos livros retratam o cotidiano das periferias. Tentei escrever o meu ponto de vista. Sei que não agradei algumas pessoas, por que o Noite Adentro fala sobre namoro, sexo, orgia, traição e putaria. Como diz o escritor cubano Pedro Juan: As pessoas mais conservadoras queriam ler outras coisas como: Trafico de drogas, racismo, alimento caro no mercado, por que o céu é azul, por que a merda da novela das oito começa pontualmente as nove ou quem será o novo contratado do Real Madrid. Não quero me gabar não, mas o prefácio do meu livro, escrito pelo Sacolinha é o melhor prefácio de todos os livros que já li. Se fosse o prefácio de outro livro eu diria a mesma coisa. Mas ninguém diz "Óh que da hora o cara lá do Helipa convidou um cara lá da distante cidade de Suzano pra fazer o prefácio do seu livro". A literatura uniu dois mundos completamente diferentes. Se nós tivéssemos nos juntado pra seqüestrar a Sandy ou Xuxa ou se tivéssemos ido pra Cordilheira dos Andes integrar as FARC certamente seriamos capa de revistas. Como é literatura ninguém tá nem aí! Sem contar na capa do livro. Que se prestarem à atenção é uma viajem muito loka do South. Eu disse a ele eu quero um desenho com um rapaz lendo mas que aparecesse a quebrada. Aí ele disse: - Já sei o que cê quê! Então saio aquele quadro lindo que é capa do Noite Adentro.
Esperava concorrer ao Prêmio Hutúz com ele ?
Concorrer ao prêmio Hutúz? Nem em sonho!
Nos fale da Cooperifa?
Antes de freqüentar o sarau da Cooperifa eu achei que sabia tudo sobre família. Depois eu descobri que não sabia nada. Os melhores seres humanos que eu conheci foram ali. Não dá pro Robson Canto descrever a Cooperifa. Nem Freud explica!
Vc montou uma biblioteca na sua casa (Favela dos Pilões-Heliópolis), nos fale dela ?
A Biblioteca Luiz Alberto Mendes está engatinhando. Eu a fiz num quartinho da minha casa. Já tem dez usuários (eu, um deles). E um menino de uns oito anos que vai lá buscar gibi. A primeira vez que ele foi lá foi engraçado ele entrou e disse "Eita porra quanto livro!"
Um Livro ?
Eu diria a você um livro por dia, um livro por mês, um livro por ano. Mas um livro que não se pode morre sem ler é Quarto de Despejo - Carolina de Jesus.
Um Filme.
Malcolm-X
Um Sonho ?
Mais livros menos necrotério.


Um comentário:

Anônimo disse...

casal ridiculo