sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Violencia policial Na vila Livieiro

21 de setembro, inicio de primavera, domingo a tarde, Vila Liviero, Zona Sul de São Paulo. Como é o 3º domingo do mês tenho reunião do Movimento de Moradia ao qual participo alguns anos a mesma começa às 15hrs, mas a caminho da reunião que é realizada no Jardim São Savério vejo uma movimentação diferente e comentários dos trausentes de que um rapaz está sendo agredido fisicamente por policiais...ali perto do supermercado DIA que tem ali na favela.

Havia um montão de gente a observar a cena, porém e infelizmente ninguém se aproxima muito, talvez seja pq aproximar-se possa significar envolover-se....não sei....
O jovem aparentava uns 25 anos, negro...além disso se encontra na periferia...
Eu tb mantive certa distância, talvez não quizesse me envolver... pensei... mas ao menos passarei bem perto para que os policiais notassem que haviam pessoas olhando uma tentativa minha para que não abusassem mais do que estavam abusando....
o rapaz esta até algemado, será que ele era tão perigoso assim???
Eram quatro os policiais que o agrediam entre eles uma policial feminina....
quando estava me aproximando tinham enfiado o rapaz na viatura com todo educação e não violência que eles NÃO TÊM.......
mas as pernas estavam para o lado de fora e mesmo totalmente imobilizado continuavam dando pontapés no rapaz.......
Fiquei tão nervosa...
que disse calmamente que o comportamento deles era um abuso de autoridade...
pra não dizer outra coisa.....
os policiais gritavam dizendo QUE AS PESSOAS SÓ SABEM ATRAPALHAR, QUE NÃO OS DEIXAM CUMPRIR SEUS DEVERES...... QUE ELES ... SÓ ESTAM CUMPRINDO ORDENS.......
e que se eu achasse que aquilo era um abuso de autoridade que os acompanhasse até a delegacia.....

E pra finalizar no momento que terminaram de enfiar o jovem na viatura, um dos policiais vira e me diz:
- VCS TÊM A POLICIA QUE MERECEM!!!!.......
SANDRINHA....
A QUE NÃO QUER SER MERECEDORA DESTA POLICIA QUE ESTA NAS RUAS....

2 comentários:

Anônimo disse...

e eu sou morador da vila livieiro
e estou acostumado a viver com certos tipos de preconceitos policiais,alguns acham que ser pobre ou não ter um belo carro e uma loja nas região esta excluido da proteção policial,agora vc veja como eles fazem questão de estar sempre fazendo uma ronda extra nos lugares que os favorece
mas assim segue o ritmo da nossa vida,policiais incapacitados de exercerem funções altamente responsaveis como a profisão de policial,mas ainda que seja tarde vale a pena um grito para a liberdade....

obrigado companheiro por ter iniciativa a partir de agora faço questão de estar visitando seu blog diariamente..um abraço e fique com deus

ARAS disse...

AS PESSOAS PRECISAM DENUNCIAR ESSE TIPO DE COMPORTAMENTO. AFINAL A CORREGEDORIA INVESTIGA. NA VERDADE NÃO É FACIL, MAS É PRECISO.FAZER APENAS COMENTARIOS E NÃO AGIR POSITIVAMENTE NÃO ADIANTA. MEU FILHO SOFREU AGRESSOES POLICIAIS TAMBEM NA VILA LIVIERO, MAS NÃO DEIXEI PRA LÁ FUI ATE A CORREGEDORIA E DENUNCIEI E HOJE ELES ESTÃO RESPONDENDO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E PODERÃO TER OUTRAS CONSEQUENCIAS. PORTANTO NÃO DEIXE BARATO,DENUNCIE.


ARAUJO/VILA LIVIERO SP