quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Maloca e suas estórias...

Notícia Veiculada na Folha Online

mobilização
01/07/2005
Comunidade “Fundão do Ipiranga” inaugura Biblioteca Comunitária

Carolina Lopes

“ Estávamos vendo muita gente próxima morrendo, não podíamos ficar parados”. Com esse raciocínio Lindalva Feitosa e outros onze moradores do Parque Bristol, Jardim São Savério e Vila Livieiro, mais conhecido como “Fundão do Ipiranga”, fundou o Núcleo Cultural Poder e Revolução. A princípio o objetivo do grupo era baixar a violência local. Começaram então a realizar campanhas e oficinas temáticas. Entre essas atividades será inaugurada sábado, dia 02 de julho, a Biblioteca Comunitária Livro-Para-Quê-Te-Quero.

Com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano conseguiram um local em comodato para a instalação da biblioteca, batizada carinhosamente de Maloca Espaço Cultural. Com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, ONG que já colaborou para implementação de biblioteca na Cidade Tiradentes, conseguiram a maior parte dos livros. Questão racial, gênero, juventude, meio-ambiente, direitos humanos, literatura infanto-juvenil e enciclopédias, foram os temas trazidos. Outra parte do acervo veio do show Hip-Hop Zumbi, promovido pelo próprio núcleo, quando a comunidade foi instigada a doar alimentos ou livros. Lindalva calcula um número de aproximadamente 2 mil títulos arrecadados para a biblioteca no total.

Quem ganha são os 70 mil moradores do bairro, em especial a população infanto-juvenil, que terá menos motivos para se envolver com a criminalidade e mais razões para desenvolver iniciativas positivas para a própria comunidade. “A gente já tem sentido a baixa da violência”, diz Lindalva, que lamenta a falta de recursos do núcleo para levantar índices mais precisos a respeito da criminalidade local.

Na inauguração haverá ainda mediação de leitura e apresentação de documentário sobre o Haiti. A biblioteca passará a funcionar todos os dias das 9H às 17H, sendo sempre gerida e cuidada pelos próprios moradores, que, para usufruir o acervo, pagará uma taxa de um real mensal. “Quando puder pagar também, né?”, ri Lindalva.

Grupo Núcleo Cultural Poder e Revolução
Fundado em 1999 o grupo é constituído por doze agentes de direitos humanos formados pelo IBEAC e pela Secretária Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Atua em duas frentes principais: organizando oficinas sócio-culturais, que variam conforme as parcerias do grupo com temáticas que orbitam sempre em torno dos direitos humanos, raça e gênero.

Segundo Lindalva, o grupo é gerido financeiramente e administrativamente pelos próprios participantes e não tem pretensão de se tornar uma ONG. Tem conseguido atuar em diversas frentes porque trabalha em parceria com movimentos como a União dos Movimentos de Moradia, a ONG Ação Educativa, o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário, o grupo Cultura da Periferia e Enraizados.

Campanhas e atividades desenvolvidas pelo Núcleo que estão contribuindo para a melhoria da comunidade

Campanha PreserveoAtivo: tesão é prevenir
Contra gravidez indesejada, preservação de DST's, AIDS e violência sexual.

Show Hip-Hop Zumbi
Arrecadação de livros e alimentos

Semana Sexualidade
Discussões sobre a temática

Semana Favela Consciente
Discussões sobre exclusão social

Campanha córrego limpo
Campanha de conscientização os moradores das margens do Córrego São Francisco para não jogarem lixo no rio

Multirão Jardim Celeste
Construção de quadra poliesportiva

Serviço:Biblioteca Comunitária Livro-Para-Quê-Te-Quero.
Local: R. Particular, 556 Vila Caraguatá
Horário: 13H – 17H
Próximo aos pontos finais dos ônibus Parque Bristol/República 4734 e/ou Vila Livieiro/Pq. Dom Pedro 4792

Nenhum comentário: